WEB.png
  • bemdita

41 Aplicativos para usar no instagram

Que tal dar um up no seu perfil com aplicativos para Instagram?

Existem muitas ferramentas úteis que podem aprimorar o seu desempenho, gerar engajamento e atrair seguidores. Elas fazem desde agendamento de postagem e automatização de envio de mensagens à edição de fotos e vídeos para deixar o feed mais atrativo.



Aplicativos para gerenciar o Instagram


Que tal conferir as melhores plataformas para gerenciar o seu perfil no Instagram?

Veja estes quatro aplicativos abaixo:


1. Postgrain

Essa ferramenta permite programar dia e horário de publicações, postar fotos e stories pelo computador e responder mensagens diretas e comentários. O Postgrain ainda gera relatórios para mensuração de resultados a partir de métricas. A plataforma tem versão gratuita com até oito publicações mensais e versões pagas.


2. Etus

Com essa ferramenta, você consegue agendar posts e criar relatórios personalizados para analisar resultados e conhecer melhores dias e horários para postagens. O Etus também possui integração com outras redes sociais, como Facebook e Twitter, para que você gerencie suas páginas em um único local. Há versões gratuita e paga.


3. Iconosquare

Permite visualizar métricas relevantes em um único dashboard, comparar resultados em relação aos concorrentes, conhecer o perfil dos seus seguidores e acompanhar a evolução da sua página. O Iconosquare também tem a funcionalidade de automatizar a publicação de postagens. Possui versões pagas, com a possibilidade de testar por 14 dias.


4. mLabs

Entre as principais funcionalidades, o mLabs permite agendar posts e stories, criar grupos de hashtags, fazer reposts, organizar directs por níveis de prioridade, analisar a performance da concorrência e acompanhar os seus melhores resultados. A plataforma também tem funcionalidades para outras redes sociais. Os planos são a partir de R$ 9,90 com teste grátis por sete dias.


Aplicativos para fazer arte para Instagram


Outros aplicativos úteis para Instagram são aqueles que permite criam artes e editar fotos  - já que a qualidade das imagens é um diferencial para o sucesso do seu perfil.

Confira abaixo as 14 opções que selecionei:


1. Canva

O Canva é um aplicativo de fácil utilização e intuitivo. Com ele, é possível criar artes e cards a partir de templates prontos para Instagram, sem que você precise ser um expert em design. Dá para fazer gráficos, sobrepor textos e gerar imagens interessantes visualmente. A ferramenta pode ser usada tanto no computador quanto em dispositivos móveis.


2. Repost

Que tal utilizar as imagens que seus seguidores postam no seu perfil para fazer com que eles se sintam importantes? O Repost é a ferramenta que permite compartilhar as fotos de seguidores já com os créditos. É só copiar a URL de compartilhamento e abrir o aplicativo.


3. Hootsuite

Com o Hootsuite, é possível agendar a publicação de postagens, monitorar clientes, concorrentes e hashtags do mercado e medir o desempenho das publicações  - tudo em uma única plataforma. Em termos de funcionalidades, essa plataforma é bem completa.

Há versões gratuita e paga.


4. VSCO

O VSCO é uma ferramenta para editar fotos de forma personalizada e por meio de presets, que são filtros predefinidos. Dessa forma, além de agilizar o processo de edição, é possível padronizar o tom de todas as imagens que você posta, deixando o feed mais bonito e harmônico. Há versões gratuita e paga.


5. Snapseed

O Snapseed tem uma proposta semelhante, pois é focado em edição de fotos. Além de ajustes básicos, como cor, saturação e nitidez, você ainda consegue eliminar objetos de uma imagem e editar pontos específicos da foto por meio da funcionalidade do pincel.


6. Facetune

O Facetune é uma excelente ferramenta para editar fotos, sobretudo selfies, com funcionalidades como deixar os dentes mais brancos, afinar o rosto e corrigir marcas na pele. Mas cuidado para não exagerar, pois aí a foto fica muito artificial, e o efeito poderá ser facilmente reconhecido pelos seus seguidores.

O ideal é fazer apenas pequenos retoques.


7. Huji Cam e Kuji Cam

Essas duas ferramentas são ótimas para criar fotos diferentes para o feed. O Huji Cam permite tirar fotos com efeito vintage, como se você estivesse fazendo o registro com uma câmera antiga. Já o Kuji Cam possui filtros e efeitos e permite a colagem de emojis e stickers.


8. Mextures

O Mextures é um aplicativo para o sistema operacional iOS que possibilita editar imagens a partir de texturas, mudanças na luz, granulação e degradês. É a ferramenta ideal para quem quer se destacar no feed do usuário e deixar as imagens com toque profissional.


9. No Crop

Outra possibilidade para editar fotos e vídeos é o No Crop, pois, com ele, é possível redimensionar o tamanho das imagens para o Instagram sem precisar cortar um pedaço da imagem. Além disso, o aplicativo tem filtros, adesivos e fundos para deixar as imagens mais interessantes.


10. Lightroom

Esse é um dos aplicativos mais completos de edição de imagem. Trata-se do aplicativo do programa da Adobe. Com ele, você pode editar as imagens de forma avançada, incluindo cores, efeitos, contraste, exposição e outras configurações. Também é possível baixar presets para aplicar nas fotos e tornar o feed harmônico. O Lightroom é imprescindível para quem usa o Instagram. O aplicativo é gratuito, mas também há opção paga para configurações avançadas.


11. Photo Grid

O Photo Grid é um editor de fotos e colagem de vídeos que permite fazer montagens, memes, GIFs livro de recortes e efeitos de câmera. Tudo em uma interface simples e amigável.


12. Afterlight

O Afterlight oferece a opção de editar fotos a partir de filtros, texturas, recortes e ruídos.

Esses ajustes podem ser feitos rapidamente e de forma descomplicada, e a vantagem é que você não precisa ser um especialista em fotografia para deixar suas imagens com maior qualidade.


13. Touch Retouch

Esse app tem uma funcionalidade interessante: remover objetos ou pessoas da foto.

Sabe quando a sua foto estaria perfeita se não tivesse um elemento indesejado, como uma lixeira, uma pessoa caminhando ou mesmo uma placa? Então, você pode eliminá-lo e aumentar o potencial da sua foto com o Touch Retouch.


14. Plotaverse

Em busca de aplicativos para Instagram para animar suas fotos, seja criando um vídeo em loop ou um GIF? O Plotaverse permite dar vida à imagem, além de editá-la com as configurações básicas como contraste, brilho e saturação.


Aplicativos para Instagram para edição de vídeos


Depois de conferir os principais apps para melhorar a qualidade das suas fotos, é hora de conhecer seis aplicativos para editar vídeos. Foque nessa estratégia, pois de acordo com uma previsão da Cisco para 2022, 82% do tráfego será em formato de vídeo.

E quanto maior for a qualidade deles, maior atenção o público vai dar para o conteúdo que você produz.


1. Quik

Esse aplicativo disponibilizado pela GoPro tem a opção de editar vídeos de maneira fácil e simplificada, sem que você precise ter um programa no computador para isso. Com o Quik, crie transições entre cenas, faça cortes, inclua vinhetas, textos, músicas e fotos sobre o vídeo. Também é possível aplicar filtros no vídeo.


2. Magisto

Esse editor de vídeos também é uma excelente opção para quem precisa criar conteúdo com facilidade e rapidez. O Magisto permite que você escolha um estilo de edição e trilha sonora. Por meio de inteligência artificial, o próprio app faz a edição do material.

Há opções de planos a partir de 4,99 dólares mensais.


3. Vidstitch

Que tal combinar vídeos e fotos em uma única montagem? Esse recurso simples pode tornar o seu feed ainda mais interessante. O Vidstitch possui opção gratuita e versão Pro.


4. Flipagram

Com o Flipagram, você consegue criar slideshows a partir de fotos e vídeos e ainda acrescentar efeitos visuais e trilha sonora para mostrar os seus melhores momentos.


5. Adobe Premiere

O Adobe Premiere, software para edição de vídeos, também tem seu formato em app.

Com ele, é possível criar vídeos de alta qualidade e fazer uma edição personalizada, mas de forma simplificada justamente por ser feita no celular.


6. Filmora

Outra opção é o Filmora, que permite editar vídeos, aperfeiçoar áudios, fazer composições audiovisuais e usar até 100 camadas de mídia para a criação de histórias.

Ou seja, é um app para quem investe no storytelling. Há a opção grátis e a versão Pro.


Aplicativos para ganhar mais seguidores no Instagram


Está em busca de um aplicativo para Instagram para ter mais seguidores?

Mas tenha bom senso no uso desses aplicativos, pois o melhor é conquistar seguidores de forma orgânica devido à qualidade do conteúdo que você entrega. OBS: O ideal é utilizar esses apps somente para aumentar a interação entre a sua marca e os usuários, pois isso gera mais engajamento. Cuidado para não perder sua conta :(


1. Gerenciagram

Com o Gerenciagram, disponível para desktop, você pode automatizar uma série de ações: curtir e seguir pessoas, postagem de conteúdo e envio de directs. Assim, você poupa tempo para se dedicar à produção de conteúdo em si, enquanto a interação com o público gera, como consequência, o ganho de seguidores.


2. Bume

O Bume oferece interações automáticas, orgânicas e amigáveis. Você pode filtrar o público-alvo por perfis, hashtags ou localizações, seguir e curtir de forma automatizada, agendar publicações e mandar directs. Também é possível oferecer produtos e soluções exclusivas por meio de conteúdos diferenciados para os seus melhores amigos no Instagram.


3. GrowSoci.al

Essa plataforma também automatiza a interação com outros usuários. É possível aplicar diferentes filtros: por geolocalização, gênero, concorrentes. A ferramenta ainda gera relatórios e gráficos para que você analise os resultados do seu Instagram. O GrowSoci.al está disponível apenas para desktop.


Aplicativos para organização do feed no Instagram


Você também pode usar app para organizar o feed e deixá-lo visualmente interessante.

Confira três opções de aplicativos.


1. Unum

O Unum permite testar o seu feed antes de postar uma imagem. Assim, você tem noção se aquela foto terá harmonia com as publicações já postadas. Ou seja: pode planejar até mesmo a sequência de imagens com o intuito de aprimorar o seu perfil no Instagram. Há opções gratuita e paga.


2. Feed Master

O Feed Master tem uma proposta semelhante, pois permite visualizar de antemão como uma foto aparecerá no feed antes mesmo de ser postada. O aplicativo também oferece a possibilidade de trocar, mover ou excluir fotos do feed. Além disso, é possível organizar um cronograma de postagem e receber notificações de lembrete quando for hora de fazer uma nova publicação.


3. Instagrid

E por que não usar um recurso diferente no seu feed? Com o Instagrid, você pode dividir uma única foto em diferentes quadrantes, a partir do formato mosaico. Quando postados, esses quadrantes formarão a foto original, só que em tamanho maior.


Aplicativos de relatório para Instagram


Analisar relatórios é essencial para avaliar a sua performance. Conheça duas opções de apps que ajudam a controlar os números e métricas das suas ações:


1. Followers Insight

Que tal descobrir quais perfis deixaram de seguir você ou mesmo o bloquearam?

O Followers Insight disponibiliza esse recurso. Dessa forma, você pode até mesmo analisar os perfis que deram unfollow no seu Instagram e avaliar o que poderia mudar no seu conteúdo para entregar valor àquele público (caso esses perfis integrem o tipo de consumidor que você deseja alcançar.


2. Inspy

Quer ficar por dentro do que seus concorrentes estão curtindo e comentando no Instagram? Então, o Inspy é a ferramenta ideal para você. O aplicativo mostra notificações de contatos nos quais você está de olho. A versão gratuita permite até cinco “espiadas” por dia. A versão paga, com acesso ilimitado, custa 0,99 centavos de dólar.


Aplicativos para fazer stories no Instagram


Publicar stories diariamente é importante para engajar o público e criar uma relação mais próxima com ele. E há vários aplicativos que podem ser o seu braço direito nessa hora.

Selecionei cinco opções para você. Confira.


1. Adobe Spark Post

O Adobe Spark Post é um aplicativo que permite a criação de montagens de fotos e vídeos a partir de modelos predefinidos. Por isso, com ele, você consegue fazer artes com layout, paleta de cores, estilo de fonte e filtro completamente diferentes para incrementar a produção de stories.


2. Inshot

Use o Inshot para editar vídeos, incluir efeitos especiais, montagens, legendas, memes, stickers e emojis. Também é possível criar mosaicos de vídeos e adicionar música ao fundo. O app é gratuito.


3. Flyr Social

Com o Flyr Social, disponível para iOS, você pode elaborar vídeos a partir de templates prontos, usar até 30 camadas de vídeo e adicionar imagens, fotos e músicas. Tudo para que você crie stories mais atrativos ao público.


4. Hype-Type

Esse app oferece a opção de montar stories com frases motivacionais, adicionar filtros para textos animados, editar fotos e incluir música. O Hype-Type é excelente para dar uma cara mais profissional aos vídeos que você posta.


5. Video Splitter

O Video Splitter permite cortar os vídeos que você grava para stories. Isso porque o Instagram define um limite de tempo, e os vídeos que você gravou com a câmera, dependendo da duração, serão cortados na plataforma. Para que isso não aconteça, você pode fazer os cortes por meio do app para que, na hora de subir para os stories, todo o conteúdo apareça completamente.


Aplicativos de sorteio para Instagram


Fazer um sorteio no Instagram é uma estratégia potente para aumentar o engajamento, atrair seguidores e, consequentemente, clientes. Para ajudar, selecionei dois aplicativos para criar sorteios. Veja abaixo.


1. Sorteiogram

Esse aplicativo é fácil de usar: você digita o seu nome de usuário e e-mail, seleciona a foto oficial do sorteio, e o Sorteiogram mostra a lista de todas as pessoas que comentaram na publicação. Aí é só clicar em “sortear um número”  - e pronto, você tem um sorteado.


2. ShortStack

No ShortStack, você pode criar sorteios e competições, além de criar landing pages, enviar e-mails automatizados e analisar dados para avaliar a sua performance.


Aplicativos para enviar mensagens automáticas no Instagram


Já mencionei, ao longo do texto, alguns app para automatizar o envio de mensagens.

Mas agora sugiro mais dois que são especificamente para isso:


1. Perforgram

Com o Perforgram, é possível personalizar comentários e enviar automaticamente uma mensagem de boas-vindas a cada novo seguidor. Em relação à automatização, é o próprio usuário que decide a quantidade de ações realizadas por hora, como curtidas e comentários. Os planos são a partir de R$89,90 reais por mês.


2. Socialrocket

Nessa plataforma, você consegue enviar directs automáticos, além de agendar posts e identificar o melhor horário para publicações. O Socialrocket tem também a opção de sinalizar comentários negativos no seu perfil, para que você consiga identificá-lo rapidamente.



Viu como é possível impulsionar suas campanhas com aplicativos para Instagram?

Vale a pena testar alguns dos apps que eu sugeri aqui para melhorar a performance do seu perfil, automatizar tarefas e criar conteúdos mais interessantes para os seus seguidores. Se você utilizar pelo menos uma ferramenta para cada objetivo, já perceberá a diferença no gerenciamento do Instagram da sua empresa.


Tem alguma sugestão de aplicativo útil que eu não mencionei aqui?

.

Posts recentes

Ver tudo